o-que-e-exame-grafotecnico

O que é exame grafotécnico?

Se você precisa autentificar algum documento ou checar se houve falsificação, é importante saber o que é exame grafotécnico.

Para verificar a autenticidade e a quem pertence alguma grafia, você deve chamar um perito grafotécnico, que irá faze esse exame.

Então, continue lendo o artigo até o final para saber o que é e para que serve um exame grafotécnico.

Exame grafotécnico: O que é e para que serve?

Quando você quer comparar duas grafias diferentes, com o objetivo de identificar se elas são escritas pela mesma pessoa, você faz um exame grafotécnico.

Portanto, é um exame que irá analisar grafias diferentes e as comparar, para então gerar um laudo indicando o resultado e o estudo feito.

O exame grafotécnico surgiu da grafoscopia, que é um estudo de escritas que tem como objetivo identificar a autenticidade da mesma, ou não.

Quem aplica esses exames são os peritos grafotécnicos, que estudam para entender como funciona a grafia e o que as diferencia.

Muita gente não consegue entender, porque quem não estuda sobre o assunto não consegue ver com tantos detalhes as diferenças.

Inclusive, muita gente acha que consegue imitar a assinatura de alguém e que fica igual. Mas, apesar de ficar igual para alguém que nunca estudou sobre o assunto, para especialistas, há algumas diferenças.

Pois, muitas pessoas não sabem, mas a nossa grafia é única, tão única que comparam ela a nossa digital.

Cada pessoa possui uma grafia única. Isso acontece porque cada um de nós temos um funcionamento diferente do nosso corpo.

Quando escrevemos, escrevemos porque o nosso cérebro indica sinais para fazermos os movimentos para que possamos escrever.

Mas, os sinais que o meu cérebro emite para mim é diferente do sinal que o seu cérebro emite, pois somos seres únicos.

Portanto, isso faz com que nenhuma grafia seja 100% igual, mesmo que esteticamente sejam muito parecidas.

O jeito com que você faz o pingo no i e no j, a pressão que você coloca ao escrever e a velocidade com que você faz isso, tudo isso torna a sua assinatura e escrita única.

O perito, quando certificado para isso, consegue identificar essas diferenças e entregar um laudo tão confiável que é muitas vezes usado no judicial.

Para que serve o exame grafotécnico?

para-que-serve-exame-grafotecnico

Como foi falado anteriormente, é um exame feito para comparar grafias ou assinaturas, com o objetivo de ver se são de mesma autoria ou não.

Portanto, é um serviço muito utilizado para identificar possíveis falsificações de assinatura.

Golpes são dados toda hora envolvendo assinaturas falsificadas. Seja alguém falsificando a sua assinatura para conseguir algo ou utilizando um documento falsificado para te enganar.

De qualquer jeito, um exame grafotécnico feito por um perito pode analisar se o documento em questão está falsificado ou não.

Por isso, é muito utilizado por pessoas que vão comprar um imóvel por exemplo, pois, infelizmente, há muita fraude nesse ramo e todo cuidado é pouco.

Por ser um grande investimento, algumas pessoas levam os documentos a um perito grafotécnico para analisar se está tudo certo com a documentação.

Ou então simplesmente quando percebem que houve falsificação da sua própria assinatura, para provar que não foi você quem assinou.

Mas, não é só conferir assinaturas, esse exame pode ser feito para qualquer tipo de grafia.

Por exemplo, o perito grafotécnico é muito chamado como perito para auxiliar o juiz a tomar decisões em casos que estão na justiça.

Em geral, esse perito deve analisar uma escrita e fazer um laudo indicando se foi feita pela pessoa suspeita ou não.

Portanto, esse exame pode ser utilizado em várias situações, o que torna o profissional perito grafotécnico muito procurado.

Independente do caso, a análise é igual. O perito irá pegar o documento ou escrita suspeita, e comparar com uma escrita da pessoa que está sendo investigada.

Com isso, ele consegue fazer várias análises, seja de acordo com o punho da pessoa, dos padrões ou simplesmente se sofreu algumas alterações.

Conclusão sobre exame grafotécnico

exame-grafotecnico

Então, agora você sabe o que é e para que serve um exame grafotécnico, podendo solicitar se você se encontrar em alguma dessas situações.

A análise de um perito grafotécnico é confiável. Pois, é um profissional que está apto até mesmo a dar o seu parecer técnico para um juiz.

E aí, esse artigo foi útil para você? Se sim, deixe aqui seu comentário.