O que é preciso para abrir uma farmácia?

O que é preciso para abrir uma farmácia?

O que é preciso para abrir uma farmácia? Saiba quais as exigências para investir na abertura de empresa em um dos segmentos mais lucrativos do país. 

Você está pensando em abrir uma farmácia em seu bairro? Esse tipo de negócio é responsável por prestar assistência à saúde e farmacêutica para os clientes, além de contar com profissional formado em farmácia para atuar durante o período de funcionamento para prestação de suporte aos clientes em suas compras. 

No entanto, esses dois fatos, com certeza, já deve estar em sua mente, pois a contratação de funcionários é fundamental. Mas o que será que é preciso para abrir uma farmácia? Confira a seguir:

O que é preciso para abrir uma farmácia?

O que e preciso para abrir uma farmacia

O mercado de fármacos movimenta mais de US$ 62 bilhões de dólares por ano, sendo o Brasil o país com mais farmácias no mundo. Saiba quais as exigências para faturar com a abertura de uma farmácia em sua região:

Planejamento 

O planejamento é sem dúvidas o fator primordial para abrir qualquer negócio, principalmente quando se trata de um setor tão movimentado na economia do país. Aqui é preciso fazer um plano de negócios que defina os tipos de serviços a serem oferecidos na sua farmácia, além da venda de medicamentos. 

Aqui é importante ressaltar o controle de vendas, a fim de identificar os itens que não devem – em hipótese alguma – ser vendidos sem prescrição médica. Além disso, em situações em que o cliente pede para comprar misoprostol, por exemplo, que é uma medicação vendida somente para hospitais, as farmácias não devem vender. 

Além da questão dos medicamentos e itens a serem comercializados em uma farmácia, o planejamento envolve a visão ampla sobre a empresa e mercado em que está se inserindo, finanças e recursos humanos para desenvolvimento de sua farmácia. 

Para criar um planejamento eficiente, será preciso reunir os investimentos materiais, pagamento para funcionário, máquinas e equipamentos, bem como, a locação do estabelecimento (depósitos, reforma, etc.), público que irá frequentar sua farmácia, concorrentes locais (análise dos serviços oferecidos e que estão em falta na região). 

Perguntas a serem realizadas no planejamento para quem deseja saber o que é preciso para abrir uma farmácia:

  • Quais os principais serviços e produtos oferecidos na farmácia?
  • Quem será o seu público principal (depende da localização)?
  • Localização da empresa
  • Valor a ser investido
  • Faturamento esperado mensalmente
  • Qual o tempo de retorno sobre o investimento?
  • Pontos fracos e fortes dos concorrentes.
  • Qual equipamento necessário?
  • Há necessidade de reforma no estabelecimento?

Localização da farmácia

Sem dúvidas a localização é um dos principais fatores para o sucesso de qualquer negócio, quanto melhor localizada uma empresa é, maior o seu número de vendas será. Isso acontece porque um local bem localizado chama atenção do público, que acaba passando diversas vezes em frente e acaba se rendendo a entrar e comprar os itens que precisa, principalmente, se for em uma via movimentada. Mesmo que haja alguns concorrentes próximos. 

No entanto, não precisa desanimar, pois se a sua farmácia não for tão localizada, você pode trabalhar outros métodos de atrair mais clientes, como exemplo, se associar ao programa de medicamentos gratuitos oferecidos pelos programas de saúde do governo (atrai o público), oferecer o serviço de entrega a domicílio, oferecer descontos, utilizar técnicas de marketing (panfleto, perfil nas redes sociais, cadastrar em Google Meu Negócio), etc. 

Um diferencial é que o local tenha ao menos estacionamento, algumas farmácias estão oferecendo até Drive Thru para seus clientes. 

Além disso, ao definir o local só assine o contrato após confirmar quais as condições da prefeitura para que a farmácia funcione naquele local, pois deverá atender aos requisitos legais e regularizações de acordo com a lei de Zoneamento da cidade. 

Equipamento e estrutura da farmácia

Quando se pergunta sobre o que é preciso para abrir uma farmácia, um dos aspectos que mais preocupa são a estrutura e os tipos de equipamentos necessários. 

Obviamente, as farmácias são pontos comerciais importantes, os quais precisam ter um espaço de no mínimo 100 m², com divisão de ambientes (balcão de atendimento, balcão para pagamento, estoque de medicamentos, prateleiras com produtos separados por setor, sanitários para funcionários, salas para verificar pressão arterial – entre outros serviços, escritórios, etc.). 

Em relação aos equipamentos é preciso considerar: ar condicionado, impressora multifuncional com scanner, microcomputadores, caixa registradora, móveis, cadeiras de espera, móveis para escritório, balcões, gôndolas, prateleiras, gavetas, estantes, telefone, caixas, máquinas de cartão, etc. 

Documentos para abrir farmácia

Agora chegamos a um dos pontos mais importantes sobre o que é preciso para abrir uma farmácia, a documentação:

  • CNPJ da empresa;
  • Cópia RG e CPF do fundador da empresa autenticada;
  • Comprovante IRPF;
  • IPTU do estabelecimento;
  • Cópia Contrato de aluguel ou registro de compra e venda;
  • Alvará emitido pela prefeitura para funcionamento;
  • Licenças específicas emitidas pela prefeitura.

Para ajudar com todo o processo burocrático de abertura de empresa, você pode contratar um prestador de serviço ou empresa profissional.