Eletricista ou eletrecista qual é o certo

Eletricista ou eletrecista qual é o certo

O profissional Eletricista é necessário em muitas situações do dia a dia e para lidar com a eletricidade, deve ter formação, muito conhecimento e também experiência, além dos equipamentos e ferramentas que facilitam e auxiliam o seu trabalho.

É uma profissão muito importante, afinal lidar com a eletricidade não é algo simples e se feito de qualquer jeito, pode gerar muitos problemas.

Por isso, quem deseja trabalhar com essa profissão, deve buscar se qualificar cada vez mais para poder prestar um serviço de qualidade. A seguir, você poderá conferir muitos detalhes sobre a profissão de Eletricista. Confira!

Eletricista ou Eletrecista?

Antes de tudo, vamos começar esclarecendo como se escreve e pronúncia o nome do profissional. Apesar de na hora de pronunciar, muitas vezes entendermos um “e” no lugar do “i”, o correto é “eletricista” e não “eletrecista”.

Por isso, na hora de fazer o seu anúncio ou divulgar o seu trabalho, cuide para digitar corretamente. O profissional deve saber como se escreve a sua própria profissão, de modo contrário não passará muita credibilidade.

Entenda o que faz um Eletricista

O eletricista é o profissional responsável por lidar com a eletricidade, basicamente. Ele realiza a implementação, manutenção e reparação de instalações elétricas residenciais e industriais. Esse profissional também pode instalar e fazer reparos em aparelhos elétricos, eletrônicos e de redes de distribuição de energia.

Pode atuar de modo geral ou se especializar em instalações elétricas específicas. De modo geral, é esse profissional quem deve arrumar qualquer aparelho elétrico que estragar na sua casa, e também é ele quem deve fazer a instalação dos fios e da energia elétrica em obras, por exemplo.

Requisitos para ser um Eletricista

Para ser um Eletricista não é necessariamente ter uma formação, apenas ter o ensino médio completo já basta. Entretanto, é fundamental ter feito alguns cursos livres e técnicos na área, para ter todo o conhecimento necessário. Um dos cursos mais requisitados é o Curso de Comandos Elétricos que você pode fazer até mesmo à distância.

Esses cursos devem englobar eletricidade e eletrônica básica. Aquele que deseja se tornar um profissional da Elétrica, deve ter conhecimentos das seguintes áreas: eletrotécnica, instalações elétricas interiores e segurança em instalações elétricas.

Por isso, comece desde já a procurar cursos nessas áreas para conseguir começar a atuar como Eletricista.

Como um Eletricista pode trabalhar?

Há algumas atividades que geralmente são as principais de um eletricista e nesse caso, são as seguintes: manutenção elétrica e instalação de equipamentos eletrônicos. Isso significa que o profissional pode atuar principalmente efetuando reparos na eletricidade e instalando alguns equipamentos.

Você pode escolher trabalhar por conta própria, de forma autônoma, trabalhar como CLT ou até mesmo como servidor público, participando de concursos. Faça a sua escolha e tome as providências. Se você quiser trabalhar como autônomo, é recomendado que tenha o MEI para que possa emitir notas fiscais, tenha um CNPJ e

passe mais profissionalismo e confiança aos seus clientes. Para concursos públicos e ser contratado CLT, é fundamental ter cursos para adicionar ao seu currículo.

Salário de um Eletricista

O salário de um Eletricista pode variar bastante conforme os serviços que oferece e como ele trabalha. Se for contratado por uma empresa, terá um salário fixo que pode variar de R$1,4 mil a R$2,5 mil ao passar dos anos. Em concursos públicos, o salário pode ser um pouco maior.

Trabalhando de forma autônoma, o salário vai depender exclusivamente dos preços de seus serviços e de quantos clientes atender por mês. Por isso é preciso pesquisar bem os seus concorrentes para ter uma noção dos preços praticados e levar em conta também suas formações e sua experiência. Divulgando o seu trabalho e conquistando clientes, você poderá ter até um salário maior trabalhando como autônomo.