Quais os melhores modelos de tablet infantil? Confira!

Quais os melhores modelos de tablet infantil? Confira!

Não há mais como resistir às novas tecnologias, cada vez mais presentes no nosso dia a dia. As crianças também acabam sofrendo sua influência, cercadas de dispositivos eletrônicos e familiarizadas com as telas desde muito cedo. Muitos pais ficam cautelosos diante da exposição de seus filhos a esses aparatos, ainda mais quando dispõem de Internet para celular, mas eles também podem servir como aliados na educação e desenvolvimento dos pequenos. É o caso do tablet infantil, uma tendência da atualidade. 

Hoje em dia é possível encontrar uma vasta gama de modelos desenvolvidos especialmente para a criançada. Com temas infantis diferentes e características próprias, cada fabricante busca agradar não só ao público final, mas, sobretudo, aos pais, recorrendo a conteúdos exclusivos com sistema de controle parental, em muitos casos. A seguir vamos conhecer alguns desses modelos de tablet infantil e ver os recursos disponíveis em cada um deles.

Galinha Pintadinha (Multilaser)

Acompanhando o sucesso da personagem entre o público infantil, este tablet temático vem com quatro dvds da série, para a criançada se divertir à vontade. Além disso, traz jogos e ícones dos desenhos para agradar aos pequenos fãs. O design inclui uma capa de borracha para ajudar na proteção do equipamento, o que sempre é bem-vindo quando se trata de crianças, não é mesmo? Sua configuração é de tela de 7″ com resolução de 1024 x 600 pixels, 8 GB de armazenamento interno (expansível até 32 GB via cartão microSD), Processador quad-core e 512 MB de memória RAM, Sistema operacional Android 7.0, Câmera frontal e traseira, Bateria de 2.700 mAh e controle parental com moderação de conteúdo.

Kid Pad (Multilaser)

Com uma capa protetora com bordas emborrachadas, o aparelho está disponível nas cores rosa e azul. Por ser mais compacto, acaba sendo mais leve, mas também não dispõe de um sistema operacional muito complexo. A vantagem é que o Kid Pad vem com jogos educativos pré-instalados que podem ajudar inclusive no aprendizado de novas línguas. Suas características são: Tela de 7″ com resolução de 800 x 480 pixels, 8 GB de armazenamento interno (expansível até 32 GB via cartão microSD), Processador quad-core, Sistema operacional Android 4.4, Câmera frontal e traseira e bateria de 2.700 mAh.

Sabichões (DL)

Um dos melhores modelos devido ao seu conteúdo, o tablet infantil Sabichões traz diversos jogos pedagógicos com conteúdos separados por faixa etária e área de aprendizado como matemática, português, conhecimentos gerais, etc. Também vem acompanhado por uma capa protetora e um suporte para as pequenas mãos de seus usuários, o que facilita o manuseio. O aparelho vem com tela de 7 polegadas com resolução de 1024 x 600 pixels, 8 GB de armazenamento interno (expansível em até 32GB via cartão microSD), Processador quad-core e 1 GB de memória RAM, Sistema operacional Android 7.0 Nougat, Bateria de 2.200 mAh e controle parental.

Star Wars (Multilaser)

Voltado para os fãs da série, o aparelho temático vem com jogos e aplicativos pré-instalados, com conteúdo exclusivo da maior saga do cinema, como papel de parede, games e ícones. A tela possui 7 polegadas e conta com uma câmera traseira, de 2MP, e também um sensor frontal com 1.3MP. Modelo que promete agradar não apenas às crianças, como também os pais aficionados no universo da série.

Discovery Kids

Este modelo de tablet infantil acaba se destacando por ser criado por uma empresa referência em conteúdo educacional, portanto, ele já vem com vários vídeos, jogos, músicas, entre outros passatempos, para divertir e ensinar a criança, trazendo conteúdos exclusivos do canal que podem ser acessados no modo offline também. O aparelho possui 7 polegadas, memória interna de 8GB, 1GB de RAM e expansor para até 32GB. O sistema operacional é Android e você pode baixar muitos apps no Google Play. Ainda tem entrada USB, conexão bluetooth e wi-fi. 

Diversão com segurança

Ainda que o tablet infantil tenha uma finalidade educativa, há alguns cuidados necessários que todos os pais devem ter em relação ao seu uso e também ao acesso a internet. Nos dispositivos normais, como os celulares de adultos, a criança acaba ficando mais exposta a conteúdos impróprios à sua idade, como pode acontecer no caso dela ter livre acesso a sites como o YouTube, por exemplo, em que ela assiste a um vídeo atrás do outro, correndo o risco de acessar algo inadequado. 

Devido a isso, muitos modelos de tablet infantil contam com o recurso de controle parental, o que oferece uma maior segurança, uma vez que os pais podem gerenciar o tempo que a criança passa no equipamento, bloquear determinados aplicativos, e também ver o histórico de tudo que os pequenos acessam. Outra grande vantagem é que esse tipo de equipamento vem com conteúdo pré-instalado desenvolvido especialmente para o público infantil, o que ajuda a dar ainda mais tranquilidade aos pais.

Tempo de tela

O período em que a criança fica exposta aos aparelhos, também conhecido com tempo de tela, é outro fator que merece atenção dos pais. A maioria dos pediatras indica o uso de qualquer dispositivo eletrônico ou exposição de tela somente após os 2 anos de idade, incluindo a televisão. De acordo com a Academia Americana de Pediatria (AAP), não é recomendado que menores de dois anos utilizem esses aparelhos. A partir dos 2 aos 5 anos de idade, o uso está liberado, mas o ideal é que haja limite diário, sendo assim, a orientação é que o tempo de tela não passe de uma hora por dia. A dica dos pediatras é que os pais estabeleçam pausas para descanso dos olhos durante o uso. Então se a criança utilizar o equipamento por 1 hora, ela deve pausar um pouco a cada 20 minutos. Outra orientação médica é que não se utilize o tablet infantil próximo da hora de dormir e das refeições. 

Gostou de nossas dicas sobre tablet infantil? Deixe sua opinião nos comentários!