Como fazer uma massagem nos pés? Veja nossas dicas! 

Como fazer uma massagem nos pés? Veja nossas dicas! 

Se o seu objetivo é especializar-se na área das massagens profissionais, ou se é apenas saber fazer uma massagem nos pés depois de chegar em casa e tirar as botas femininas apertadas. Neste artigo falamos sobre técnicas de massagem relaxante e terapêutica, para fazer em seus pés. 

Embora tenhamos a tendência de negligenciar os pés, logo que são amaciados sentimos imediatamente um grande alívio em todo o corpo. Então vamos ver como fazer uma massagem relaxante nos pés.

Por que fazer uma massagem nos pés e o que a torna tão desejável?

Quem quiser saber como fazer uma massagem nos pés, para além do interesse profissional e para além das técnicas individuais, pode considerar a ideia de se fazer uma automassagem.

Mas por que a massagem nos pés traz tanto prazer e alívio para todo o corpo? O que o torna tão desejável? Trata-se de entender o que está em nossos pés além dos 42 músculos, 26 ossos, 33 articulações, 250.000 glândulas sudoríparas, 50 ligamentos e tendões.

Pois bem, na sola dos nossos pés existem também 7200 terminações nervosas (meridianos de energia) que explicam porque ao massagear a planta entramos num estado de bem-estar geral. 

A massagem ativa o sistema nervoso que aumenta certas substâncias químicas no cérebro (como as endorfinas) responsáveis ​​pela sensação de bem-estar. Aliviar os pés através de uma massagem, significa transmitir essa sensação para todo o corpo.

Então vamos considerar que os pés trabalham horas e horas dentro dos calçados femininos, tanto quando andamos, quando estamos parados, em pé, o dia todo e chegamos à noite com as pernas inchadas e cansadas. 

Nós treinamos e praticamos esportes com os pés, e eles também podem sofrer lesões e doenças. Não surpreendentemente, desportistas e atletas estão usando cada vez mais a massagem para tratar dores musculares e prevenir lesões.

Por fim, a massagem nos pés (se feita corretamente) traz muitos benefícios colaterais que são cada vez mais apreciados porque:

  • Melhora a circulação sanguínea e linfática
  • Evita lesões
  • Calma da ansiedade e estresse (efeito relaxante físico e mental)
  • Dissolve a rigidez e a tensão
  • Reduz a dor nos músculos e articulações
  • Aperta a pele
  • Fortalece o sistema imunológico 
  • Libera a produção natural de opiáceos do cérebro (endorfinas).

Técnicas de massagem nos pés

Se você quer saber como fazer uma massagem nos pés, antes de tudo você precisa conhecer duas técnicas de massagem nos pés que você pode realizar dependendo de seus objetivos:

  • Massagem relaxante
  • Massagem terapêutica

Massagem relaxante nos pés

A massagem relaxante nos pés é a mais comum que podemos fazer em casa, mesmo sem conhecer as noções técnicas, mas com o único objetivo de relaxar o corpo e a mente. 

No entanto, se você deseja ter uma massagem profissional relaxante nos pés, no geral os benefícios dessa massagem são: 

  • Eliminar o inchaço e o peso nos pés e tornozelos
  • Melhorar a circulação comprometida por estilos de vida sedentários (massagens anticelulite e drenantes)
  • Reduzir a ansiedade e estresse 
  • Promover e melhorar a qualidade do sono.
  • Aprendendo técnicas mais avançadas, então, podemos realizar massagens descontratantes, adelgaçantes, anticelulite e anti-hipertensivas.

Como fazer uma massagem nos pés (o básico)

Vamos começar com essas técnicas básicas para se sentir confortável com a massagem nos pés. Inútil será dizer que tanto a pessoa que realiza a massagem como o ambiente em que é praticada devem transmitir energia positiva, calma e relaxamento.

As principais manobras básicas de massagem são três, cada uma adequada para uma massagem específica em partes específicas do corpo: 

  • Tocar
  • Alongar 
  • Amassar

Vamos prosseguir com uma série de pontos na lista para entender de forma mais simples as várias etapas da massagem.

  1. Faça com que a pessoa a ser massageada deite-se de costas com as pernas levemente elevadas, colocando travesseiros ou toalhas enroladas sob os joelhos.
  1. Antes de iniciar a massagem, aqueça os pés nas mãos para deixá-los na mesma temperatura do corpo.
  1. Agora espalhe um pouco de creme ou óleo nas mãos para deixar as manobras mais fluidas e para suavizar a pele dos pés. Nesta fase você pode realizar alguns toques, depois massagens para preparar, aquecer e absorver o creme, com movimentos que começam sempre de cima para baixo (dos dedos dos pés ao tornozelo).
  1. Comece massageando a parte de trás do pé esfregando suavemente a parte superior com os polegares, de cima para baixo (da base do dedo ao tornozelo) e depois para trás.
  1. Agora passe para a sola do pé para massagear os arcos plantares. Comece na parte superior sob os dedos dos pés e trabalhe do antepé ao calcanhar, fazendo pequenos círculos com os dois polegares, um no sentido horário e outro no sentido anti-horário. A partir do calcanhar, trabalhe para cima no mesmo movimento.
  1. Agora vá para os dedos dos pés. Levante o pé com uma mão enquanto com a outra você realiza a tração (depois puxando suavemente os dedos dos pés de baixo para cima) e a rotação de cada dedo com o polegar e o indicador. Tenha o cuidado de realizar as manipulações sem exceder com força para evitar possíveis lesões.

Massagem Terapêutica nos Pés

Utilizamos a massagem terapêutica para tratar infecções e patologias dos pés.

Neste caso, quem realiza esta massagem deve ser um especialista experiente e qualificado (por exemplo, um fisioterapeuta especializado em massagens terapêuticas e/ou desportivas), capaz de realizar também massagem do tecido conjuntivo e drenagem linfática, massagem miofascial e outras técnicas de massagem.

A título de exemplo, a massagem terapêutica é aplicada em casos como estes:

  • Dor músculo-articular: (por exemplo, dor no calcanhar devido a fascite plantar, tendão de Aquiles inflamação ou bursite, etc.)
  • Problemas relacionados com dismorfismos e polimorfismos
  • Reabsorção de fluidos intersticiais e para o tratamento de trauma
  • Tratamento de contratura.

Tomemos como exemplo uma massagem terapêutica clássica para relaxar os músculos do pé que estão doloridos por causa do calcanhar ou da fascite plantar.

  1. Com o polegar, massageie no sentido horário e anti-horário na área sob a cabeça do metatarso do dedão do pé.
  1. Repita o mesmo movimento para os outros dedos, sempre referindo-se à área sob a cabeça do metatarso.
  1. Repita o movimento no calcanhar, a um centímetro de distância da área dolorida.
  1. Sempre com movimentos circulares do polegar, comece de baixo, do calcanhar, para cima, para cada metatarso (para cada dedo).
  1. Agora faça um movimento com os dois polegares do calcanhar ao antepé, depois comece de baixo com uma pressão firme, mas indolor.