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Branding: por que ele faz toda a diferença para os negócios

Quando pensamos em uma marca, não pensamos só no produto ou no serviço que ela oferece. Também vem à mente lembranças, sons e cores, isso graças ao branding.

O modo como os clientes percebem uma empresa depende de uma série de ações. O ponto principal de todas elas deve ser marcar presença no imaginário do consumidor.

É assim que grandes multinacionais se transformam em sinônimos de satisfação, felicidade e bem-estar ao redor do mundo. O valor agregado ao produto é o fator que faz a diferença.

Portanto, neste texto você vai conhecer o conceito de branding, os benefícios de aplicá-lo a sua marca e as dicas para colocar essa estratégia em prática.

Definindo o que é branding

O branding corresponde ao conjunto de ações que uma organização emprega para ser mais reconhecida no mercado.

É a maneira de uma fabricante de bollards de segurança se diferenciar de outras fabricantes, por exemplo.

Isso pode ser feito destacando as qualidades e os benefícios que determinados produtos podem representar na vida dos consumidores.

É importante, também, comunicar o que a sua marca tem de diferente em relação a marcas do mesmo cenário competitivo.

Sendo assim, o branding é uma técnica essencial para agregar valor e conquistar um público fiel.

Existe uma confusão comum a respeito dos termos “branding” e “marca”. Vamos esclarecê-la no tópico a seguir.

Branding x marca: conceitos diferentes e complementares

Em linhas gerais, a marca é o símbolo que resume e representa uma empresa e seus produtos e serviços.

Um dos elementos mais importantes de uma marca é o logotipo. É por meio dele que o público vai reconhecer a empresa e se identificar com ela.

Também é possível incluir outros elementos, como ícones, sons e mascotes.

A marca faz parte de toda estratégia de branding. A diferença entre elas é que o branding tem uma abordagem mais geral de todo o negócio.

O gestor deve unir esses dois modos de ação para que a fabricante de cama casal unibox evolua no mercado.

Quais são os benefícios do branding?

O branding é uma estratégia que marca presença em empreendimentos de vários ramos de atuação.

Sendo assim, leia os tópicos abaixo e conheça as principais vantagens de investir nessa prática.

Diferenciação da concorrência

Com uma estratégia de branding bem desenvolvida, a marca tem condições de assumir uma identidade única no mercado.

Essa ação não pode se dar sozinha, é claro. Uma fabricante de câmara fria industrial tem que oferecer produtos de qualidade e saber posicioná-los nos meios de comunicação virtuais.

A partir dessa combinação, mostrar que sua marca é diferente das outras se torna um processo mais simples e garantido.

Aumento da autoridade

Os empreendimentos que têm propósitos e princípios bem marcados tendem a conquistar mais confiança.

Saber gerir a marca em meio à grande quantidade de redes sociais e plataformas é de suma importância para alcançar esse nível de autoridade.

Por isso, não poupe esforços em destacar a qualidade dos seus produtos e serviços na web.

Veicular informações detalhadas sobre como fabricar velas em casa é um método muito indicado para isso. O ponto central é demonstrar na prática a expertise e a competência dos seus funcionários.

Aproximação do público

O branding auxilia na melhora da comunicação entre marca e cliente. Essa proximidade é uma vantagem de ouro na hora de se consolidar no mercado.

Nesse aspecto, é fundamental conhecer a fundo o tipo de pessoa que a empresa está interessada em alcançar.

Afinal, definir a identidade da empresa também serve para definir qual vai ser o público-alvo ou a persona do negócio.

Para identificar sua persona, reúna informações como as listadas a seguir:

  • Nome;
  • Endereço;
  • Média de idade;
  • Profissão;
  • Hobbies;
  • Ambições.

Quando você sabe qual perfil está pesquisando pelo plano de saude Porto Seguro individual preço, fica mais fácil atraí-lo para o seu site ou sua rede social.

Isso também ajuda muito na hora de atender clientes e pensar em promoções especiais.

Maior valor agregado

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Como já foi dito anteriormente, vender produtos vai muito além de comercializar bens materiais.

Toda grande marca traz consigo uma bagagem de valores e promessas que agregam valor ao que está sendo vendido. Esse é um dos pontos cruciais do branding.

Hoje em dia, mais do que nunca, as marcas precisam representar valores abstratos para conquistarem uma grande parcela do público.

Sintonia interna

Quando uma equipe inteira converge em busca dos mesmos objetivos, o trabalho flui melhor porque a comunicação é mais direta e clara.

É por isso que é fundamental que o gestor deixe explícitos quais são os valores e os objetivos de cada ação do empreendimento.

Se todo o escritório estiver investido em mostrar como fazer licenciamento pela internet, as etapas acontecerão mais rapidamente e trarão resultados mais concretos.

Facilidade na segmentação

Outra consequência muito benéfica é a facilidade na segmentação de campanhas que o branding provoca.

Objetivos claros e alcançáveis são as matérias-primas mais necessárias de qualquer tipo de estratégia de marketing digital.

Em conjunto a isso, possuir relatórios que definem os principais perfis de clientes também são de grande ajuda.

Desse modo, segmentar campanhas sobre emplacamento de veículos em Londrina, por exemplo, se torna um processo mais simples e certeiro.

Colocando o branding em prática

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Chegou o momento de saber como iniciar o branding da sua empresa na prática. Portanto, vamos te dar algumas dicas a respeito da aplicação dessa estratégia que, como você pode perceber, é de extrema importância.

Reúna uma equipe capacitada e aplique as dicas a seguir.

Construa a marca

O primeiro passo é definir com exatidão o perfil da sua marca. Isso inclui desenvolver uma identidade visual, que deve conter cores, logo e tipografia que transmitam a mensagem que você desejar.

Em seguida, vem o posicionamento, que consiste em definir os valores, a linguagem, os canais e o tipo de conteúdo que vai fazer parte das estratégias de comunicação da marca.

Por fim, trace a persona do negócio, cujos elementos principais foram listados em tópicos acima.

Pense no ponto de venda

O ponto de venda é o ambiente em que as pessoas terão contato com a marca. Pode ser uma loja física, uma loja virtual e até mesmo estabelecimentos de terceiros, como um supermercado.

O ponto de venda de profissionais responsáveis pelo projeto de rede elétrica subterrânea pode ser um escritório ou um site, por exemplo.

Nos dois casos, os profissionais devem trabalhar para que o ambiente seja aprazível e incentive contratantes a fechar negócio.

Ofereça conteúdo de qualidade

Os valores de uma empresa podem ser propagados e reforçados por meio de conteúdos relevantes.

É o chamado marketing de conteúdo: a publicação de materiais relacionados à atuação da empresa para transmitir autoridade e confiança aos clientes.

Trata-se de uma evolução do marketing tradicional. Oferecer conteúdos que realmente influenciam a vida das pessoas interessadas é mais recompensador do que investir apenas em publicidade.

Aproveite todos os formatos que a internet apresenta, como vídeos, textos, e-books e webinars, para engajar seu público e mostrar as qualidades da sua marca.

Invista nas redes sociais

Não dá para subestimar o poder das redes sociais, são por meio dessas plataformas que milhares de pessoas consomem conteúdo de todo tipo.

Faça pesquisas prévias para descobrir quais são as redes mais usadas pelo seu público.

Depois, procure alimentar seu perfil profissional com os conteúdos produzidos e outras ações, como ofertas e campanhas.

Além disso, as redes sociais são muito úteis para deixar a identidade visual marcada na memória dos clientes.

Por último, mas não menos importante, saber interagir com quem te acompanha é vital.

Responder a elogios, críticas e dúvidas te deixa mais perto do cliente e ajuda a agregar valor ao produto ou serviço.

Faça promoções

O marketing promocional serve para fixar a marca no inconsciente de cada consumidor.

Oferecer brindes, amostras de produtos, programas de fidelidade e concursos culturais é uma forma de demonstrar que a empresa está interessada no bem-estar de quem segue com ela.

Também podem servir para incentivar pessoas a experimentarem serviços ou produtos.

Cuide do endomarketing

É importante que o marketing externo e o marketing interno se complementem. Só assim sua equipe se tornará um conjunto coeso de profissionais.

Portanto, reforce sempre que possível os valores, objetivos e linguagem esperadas da empresa.

Seus funcionários são a representação da marca fora dela. Sem um treinamento consistente nesse aspecto, o atendimento ao cliente será abaixo do esperado.

Por isso, deixe claro aos seus colaboradores que o que eles fazem ou dizem, dentro e fora da empresa, pode manchar a imagem da marca.

O branding é uma estratégia já consagrada no mercado. Diante da infinidade de possibilidades que a internet nos apresenta, ela se tornou ainda mais obrigatória.

A construção de uma empresa vai muito além de vender produtos. É preciso oferecer uma experiência completa e o branding serve exatamente para isso.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.